domingo, 5 de setembro de 2010

A guerra civil em Timor Leste

Bandeira do Timor Leste 

  O Timor Leste foi colônia portuguesa até 1975, momento em que o império colonial lusitano na África e na Ásia desmoronou. Nesse mesmo ano, tropas indonésias invadiram a região, iniciando uma ocupação longa e sangrenta. Contra a presença indonésia lutavam a Frente Revolucionária de Timor Leste Independente, dirigida por Xanana Gusmão, e seu guerrilheiro, as Forças Armadas de Libertação de Timor Leste.
   No final do século XX(20), Portugal e o governo da Indonésia, com a mediação da ONU e dos Estados Unidos, iniciaram negociações para definir a situação da região e fixaram a data para realização de consulta popular.
    A maioria dos timorenses votou pela independência. Grupos paramilitares da Indonésia que ficaram inconformados com o resultado invadiram o Timor Leste e mataram centenas de pessoas, além de provocar a fuga de cerca de 200 mil timorenses. A resistência dos timorenses forçou a rendição dos indonésios. A ONU enviou para a região uma força de paz, nomeando chefe do governo provisório o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
    Em 2002, o ex-líder guerrilheiro Xanana Gusmão foi declarado oficialmente o vencedor das primeiras eleições presidenciais do Timor Leste.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário