domingo, 5 de setembro de 2010

As origens do processo descolonizador

   O processo de descolonização afro-asiática deve ser compreendido, em parte, como reflexo da crise dos países europeus imperialistas no período pós-guerra. Mesmo os países vencedores do conflito mundial, como Grã-Bretanha e França, não tinham mais condições de manter seus exércitos e investimentos nos territórios coloniais.
    A desmoralização política da Europa abriu assim espaços para os colonos lutarem por sua liberdade e, também para as 2 grandes potências Estados Unidos e a união Soviética, incentivar a emancipação das colônias. A própria criação da ONU , em Junho de 1945, tinha como objetivo, pelo menos formalmente assegurar a igualdade entre todos os países do mundo.
    Os Estados Unidos e a União Soviética planejavam expandir e fortalecer suas ideologias. Para os soviéticos, em particular a descolonização representava uma nova oportunidade para expandir o socialismo.
    Terminada a guerra, a luta pela independência ganhou força e se alastrou pelas colônias. Índia, Indochina, Argélia... A cada ano mais e mais países se libertavam do jugo colonial europeu, de forma violenta ou por meios pacíficos. Desses movimentos se constituíram vários países politicamente independentes, mas de economia frágil, que foram inseridos no bloco do Terceiro Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário